Resenha: Um Mais Um, Jojo Moyes

Foto: Google

Foto: Google

Jojo Moyes: minha escritora preferida dos últimos tempos. Simplesmente incrível em tudo o que faz. Após ler o romance Como eu era antes de você – que por sinal, é um de meus livros preferidos, decidi que vou ler absolutamente tudo o que ela escrever, nem que envolva monstros, alienígenas ou zumbis. Você deveria fazer o mesmo, vai por mim.

Em Um Mais Um, Jojo cria personagens tão simples, que fica praticamente impossível não se identificar com a história, pelo menos um pouquinho. Talvez esse seja um dos motivos de eu gostar tanto dela: essa aproximação com o mundo real, a empatia pelos protagonistas. Torcer por uns, brigar por outros.

Mas vamos lá:

A história é focada em Jess Thomas, uma mãe solteira que trabalha duro para sustentar sua filha Tanzie e seu enteado Nick, que ela cria há oito anos. Para a bagunça da família ser completa, eles dividem a casa com um cachorro chamado Norman, que deveria ser um cão de guarda, mas aparentemente prefere passar o seu tempo dormindo.

Jess foi casada por muitos anos com Marty, mas foi uma paixão adolescente, seguida de uma gravidez inesperada e massacrada pela realidade de uma vida adulta. Um dia, ele decidiu que iria passar um tempo na casa de sua mãe e nunca mais voltou, deixando para trás os dois filhos, uma casa para manter e mil contas para pagar. Desde então, Jess trabalha fazendo faxinas pela manhã e a noite vira garçonete em um pub.

A família de Jess é considerada esquisita por todo o bairro. Nick é um adolescente gótico e incompreendido, que vive apanhando na escola apenas por ser diferente. Sua mãe biológica (um caso qualquer de Marty), não tinha condições de criá-lo, por isso, ele acabou na porta da casa de Jess. Por outro lado, Tanzie é um pequeno gênio da matemática, que usa roupas cheias de brilho, costuradas pela própria mãe.

Por ser superdotada, Tanzie recebe uma oportunidade de estudar em uma escola particular. A garota fica animada, porém, Jess sabe que por mais que a bolsa tenha um bom desconto, ela não conseguirá bancar os estudos da filha. Mas quando tudo parece desmoronar, o diretor da escola comenta que há uma Olimpíada de Matemática na Escócia, cujo prêmio é de 5 mil libras para o primeiro lugar. Esse dinheiro pode mudar a vida da família. Há uma luz no fim do túnel, afinal.

Enquanto isso, Ed Nicholls, um dos clientes de faxina de Jess, também está passando por dificuldades (mas não financeiras, claro). Ed, um gênio da computação, está sendo investigado pelo uso de informações privilegiadas que envolvem sua empresa. Ele não pode falar sobre isso com ninguém, muito menos ir trabalhar, então passa boa parte dos seus dias bebendo e de cara feia. Jess o acha extremamente arrogante e alimenta um ódio discreto por ele, mas quando Ed fica bêbado no pub em que ela trabalha, a mulher se vê na obrigação de deixá-lo em casa sã e salvo.

Rumo à Escócia

Determinada a levar Tanzie para a Olimpíada, Jess pega o carro de Marty e sai com os filhos no meio da noite. Ela tem um plano, mas é claro que a pequena aventura não terminou nada bem. Jess está realmente encrencada, mas por coincidência, Ed Nicholls está passando pelo local e resolve salvá-los da polícia e da confusão. Talvez em um surto de idiotice, por estar agradecido pelo o que ela fez no pub, mas principalmente para fugir dos problemas, ele se oferece para levá-los até a Olimpíada de Matemática.

Começa então uma verdadeira maratona para chegar a tempo ao local que pode definir o destino da família Thomas. Como em qualquer boa história, nada será como Jess planejou e eles mal podem esperar para ver as surpresas que os aguardam.

Por mais que não seja um livro repleto de dramas e lágrimas (adoro livros assim), sinto que essa capacidade que Jojo tem, de criar personagens tão reais, é simplesmente apaixonante. É impossível não se identificar com Jess e gosto de ler histórias que falam de mulheres fortes, independentes e livres de clichês literários.

Mal posso esperar pra ler o próximo livro da Moyes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s