Anfitriã

large

Foto: We Heart It

Já tive várias cores, tamanhos e nomes. Passei de pé em pé, peguei chuva, sol e garoa. Já viajei de bico, peito do pé e de letra. Por consequência, entrei no canto, no ângulo, rasteiro. Ouvi varias línguas, choros e gargalhadas. Senti cada coração de jogador pulsando junto à torcida.

Quando estou na imensidão do gramado verde, sou feliz em todas as formas. Reparo no olhar do torcedor aflito à espera do primeiro gol. Sinto-me parte de uma grande festa, uma estrela a quem todos esperam que balance as redes brancas do gol. Meu papel neste espetáculo é maior do que pensam. Sou o grande símbolo, aquela que todos correm atrás. Todos querem me alcançar e alguns me culpam pelos seus fracassos. Já bati no peito e entrei de primeira com um chute certeiro. Estive na tensa marca do pênalti encarando o goleiro. Voei até a arquibancada e cai nos braços dos torcedores extasiados. Às vezes engano e maltrato os jogadores, fazendo os torcedores, narradores esportivos e repórteres reclamarem: “parece que a bola não quer entrar”.

Em cobranças de falta ou escanteio, paro a fim de observar as belas e quase infinitas linhas brancas do gramado. Quando observei além das linhas, percebi uma explosão de flashes que brilhavam como estrelas. Fotógrafos, arrumados em linhas irregulares, empurravam um aos outros na chance de conseguir o melhor clique do meu desempenho.  Enquanto ia de um lado a outro, percebi a emoção nos olhos de cada torcedor, comentarista e repórter. Eu sabia que era lá que eu deveria estar e que eu pertencia a essa atmosfera mágica.

Ao ouvir a multidão explodir com o grito de gol e entonar em uma só voz uma ola espetacular, soube que sou muito mais que uma bola. Sou a paixão de uma nação, o símbolo de uma geração apaixonada por esse mundo incrível do futebol. Uma verdadeira anfitriã.

*Crônica redigida para o concurso do Itaú Cultural “O seu gol, a sua história.”

Deixe um comentário

