Considerações sobre a Copa do Mundo: Vergonhoso? Sim, mas por motivos diferentes

large

Foto: We Heart It

Há coisas que simplesmente não consigo deixar de comentar. Sei que todos estão cansados do assunto Copa do Mundo, seja pelo destaque na mídia ou pela chuva de piadas no seu feed de notícias do Facebook. Perdemos dentro de campo, isso acontece. O que perdemos também – que é muito mais importante do que qualquer outra coisa, é a educação.

É tão mais fácil ser feliz e falar bem do Brasil quando tudo está indo bem. É uma maravilha cantar o hino nacional com lágrimas nos olhos, enfeitar o carro e a casa com bandeirinhas, gritar a plenos pulmões que é brasileiro com muito orgulho e muito amor. O difícil é manter esse amor e orgulho quando o time perde por um placar tão grande, não é?

Difícil também é entender que embora o futebol seja uma paixão nacional, ele é apenas uma forma de lazer. Não tem problema você gostar de assistir. Ninguém é uma pessoa melhor ou pior por fazer isso, cada um é livre pra gostar do que quiser.

Entre todas as dificuldades que alguns encontram, o difícil mesmo é conseguir separar política de futebol. Se o Brasil ganha o governo é bom, e se perde, é culpa da Dilma. Se você costuma associar futebol com política e vota de acordo com o resultado dos jogos, então o problema do país não é só o governo, e sim, você.

Sim, você mesmo. A pessoa que fura a fila, joga lixo no chão e faz coisas somente em seu benefício, sem se importar com os outros. Você que vaia o próprio país e que só reproduz o discurso do senso comum. Fala mal da mídia manipuladora e quem estiver na sua frente, mas se deixa ser manipulado. Reclama de tudo, escreve “chupa Brasil”, mas não é capaz de levantar da cadeira para fazer algo.

Antes de querer mudar o Brasil, comece por você. Seja a mudança que quer ver nos outros. Não tenho tanta vergonha do resultado do jogo. Sinto-me envergonhada por saber que vivo em um país rodeado de gente hipócrita e mal educada, que é feita de um orgulho pelo país que se acaba quando sai o primeiro gol do adversário.

Anúncios

2 Respostas para “Considerações sobre a Copa do Mundo: Vergonhoso? Sim, mas por motivos diferentes

  1. Exato, Carolina.

    Parece difícil pras pessoas entenderem que os problemas continuariam por aqui, com Copa ou sem ela. Eu acho que é um mecanismo de transferência de culpa coletiva dizer “Não quero a Copa!” ou vaiar a Dilma.

    O governo é uma merda, mas nós somos uma Democracia, logo…

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s