11 problemas que todo escritor enfrenta

O que seria de nós, pobres aspirantes a escritores, se não fossem os empecilhos que encontramos quando escrevemos? Devo dizer que isso é o que nos torna únicos – insuportáveis, mas únicos.

Que atire a primeira pedra quem nunca se deparou com uma das situações abaixo:

1. A ideia é sempre mais legal na sua cabeça

Você está inspirado e acha que fez seu melhor texto. Quando vai revisar – além de achar mil erros de digitação e também ortográficos – vê que o que escreveu não faz sentido nenhum. Seria melhor deixar a ideia na cabeça mesmo.

Imagem

2. Tive uma grande ideia enquanto estava no banho, mas no outro dia não lembrava mais dela

Costumamos pensar na vida enquanto tomamos banho e ocasionalmente, surgem algumas ideias para textos incríveis. Você começa a pensar que essa pode ser a sua obra-prima, as palavras que o mundo precisava ouvir, enfim, uma verdadeira revolução literária. No outro dia, você não se lembra de mais nada do que imaginou e cogita se matar.

Imagem

3. Que belo dia para escrever! Pena que não estou inspirado

Há dias em que as palavras não querem dar o ar da graça. Você tenta de todas as formas, mas no final, sempre apaga todo o texto e fica olhando para a tela do computador em branco, com a típica cara de um escritor frustrado.

Imagem

4. Não tenho um bloquinho, papel higiênico ou guardanapo para escrever

Você tem ideias incríveis quando está longe do seu bloquinho (ou de qualquer papel). Às vezes penso que isso só pode uma piada trágica do destino. Obrigada, mundo!

Imagem

5. Esse ano, eu começo a escrever um livro

A típica listinha de final de ano. Esse ano vou: emagrecer, não chorar mais por ninguém, comprar um carro, arrumar um emprego, escrever um livro. Desse ano não passa! No entanto, lá está você na metade do ano, imaginando por que não conseguiu escrever nem o prólogo. Mas o projeto de escrever um livro está firme e forte. Se ao menos você soubesse o gênero, os personagens, a história…

Imagem

6. Não fala mal do meu texto!

Cenário: duas amigas estudantes de jornalismo conversando na faculdade:

– Amiga, faz um favor pra mim? O que você achou do meu texto? Seja sincera, prometo que não irei ficar brava.

– Ai, amiga. Não fica chateada, mas não gostei muito não. Olha, ele não tem início, meio e fim. Simplesmente não está bom, sei que você pode fazer melhor.

– Filha da P****! E eu achava que você era minha amiga. Invejosa! Fala mal do meu texto e não olha pro seu. Não fala mais comigo!

Fim da cena.

Uma coisa é certa: seu texto pode estar uma porcaria, mas somente VOCÊ pode falar mal dele.

Imagem

7. Mãe, lê e me diz se ficou legal

Olha, não quero me achar, mas a MINHA mãe leu e disse que esse texto está tão bom que com certeza eu serei o próximo Machado de Assis. Só pra avisar.

Imagem

8. Qual será o nome do meu personagem?

“Nossa, precisa ser um nome diferente, bem elegante. Já sei! Melody, Hillary, Sharon. Com certeza vai ficar legal”.

Imagem

9. Espere um minuto… Eu já não li essa história antes?

Você tem a ideia perfeita, seus dedos se movem rapidamente escrevendo a história que pode te tirar da miséria. É uma ideia única, você sabe que sim, afinal, ninguém nunca leu a história de uma mortal que se apaixona por um vampiro. Na sua história, há guerras entre lobisomens e… Espere um minuto, acho que eu conheço essa história! Droga. 

Imagem

10. Quem sou eu? Onde estou? Para onde vou?

Crises existenciais já fazem parte da sua personalidade. Frases como: “eu não sei escrever”, “estou na profissão errada”, são ditas várias vezes, pelo menos duas vezes ao dia.

Imagem

11.  Escritor sonhador

Um dia… ah, um dia eu irei dominar a cena literária/jornalística do Brasil. Espero que isso aconteça logo, estou precisando de dinheiro para pagar a faculdade.

Imagem

Se você gostou, confira também a lista das 11 coisas que todo leitor enfrenta aqui.

Imagens: We Heart It

2 Respostas para “11 problemas que todo escritor enfrenta

  1. Ai Carol, eu amei e ri muito! kkkk
    Aquela cena das duas amigas ficou ótima. “Não fala mais comigo” kkkkkkkk… Pior que é bem assim, o texto pode estar ruim mas que ninguém ouse dizer isso! Só nós podemos falar mal dos nossos textos.
    Muito boa a postagem!

    Beijoo
    Lu
    Blog Sem Spoiler

    Curtir

Deixe um comentário

