Resenha: A 5ª Onda, Rick Yancey

Image

Foto: Google Images

“Depois da primeira onda, só restou a escuridão. Depois da segunda onda, somente os que tiveram sorte sobreviveram. Depois da terceira onda, somente os que não tiveram sorte sobreviveram. Depois da quarta onda, só há uma regra: não confie em ninguém. Agora A QUINTA ONDA está começando…”

Para os amantes de ficção, aqui vai uma sugestão de leitura incrível. A 5ª Onda é uma trilogia do autor Rick Yancey, que era apenas um auditor fiscal com o lindo sonho de ser escritor. Após 12 anos na profissão, Rick resolveu largar o emprego para dedicar-se a escrita. Yancey mostrou-se um escritor incrível. Em um livro de ficção, alienígenas e fim do mundo, ele consegue nos fazer dar boas risadas. Com uma escrita simples e personagens de muita personalidade, a 5ª Onda é uma história sobre coragem e acima de tudo, sobre o amor entre irmãos.

Cassie é uma menina de 16 anos totalmente normal. Tem uma família feliz, mãe, pai e um irmãozinho chamado Sammy. Como toda adolescente normal, é apaixonada pelo cara mais popular da escola: Ben Parish. Até então, o único problema de Cassie era seu amor não correspondido. O mundo como ela conhece vem abaixo com a chegada dos Outros (nome utilizado para falar dos alienígenas). Os Outros não são alienígenas normais. Desde a chegada, muito se especulou sobre eles, mas na verdade ninguém sabe nada sobre os Outros – nem sua aparência, e muito menos seus objetivos reais na terra.

Depois de perder a mãe, Cassie e sua família partem em direção a algum lugar seguro. Nesse novo mundo, qualquer pessoa pode ser o inimigo – um inimigo invisível. Ao andar por várias cidades, encontram um acampamento, com soldados, água e comida. Finalmente pareciam estar em segurança. Todos no abrigo ajudam uns aos outros ao mesmo tempo em que traçam planos para descobrir o que os Outros querem com os seres humanos. O plano é mover todas as pessoas para um abrigo melhor e crianças são as prioridades. Um ônibus amarelo cheio de soldados aparece para buscar todos que são menores. Sammy não quer ir sozinho, mas seu pai o obriga a embarcar dizendo que ele estará em segurança desse jeito. O menino deixa seu urso de pelúcia com a irmã, para quando ela estiver com medo e quiser alguém para abraçar. Cassie promete que irá buscá-lo, mas sabe que algo errado está acontecendo. Logo após a saída do ônibus, ocorre um massacre no acampamento. Os soldados que antes eram confiáveis, agora estão estourando os miolos das pessoas com armas. Um desses soldados, o comandante Vosch, mata seu pai na sua frente. Então, sem saída, ela corre.

Correndo desesperadamente, ainda em choque, dá de cara com um silenciador (nome que ela dá aos alienígenas), que atira em sua perna mas não tem coragem de matá-la. Atordoada e machucada, Cassie se esconde na floresta, com o fuzil em uma mão e o urso em outra. Desmaiada e sem forças, quando acha que sua vida está chegando ao fim e que é o último ser humano na face da terra, ela acorda em uma fazenda. A propriedade pertence a Evan Walker, que por sinal, é extremamente bonito, o que deixa Cassie mais a vontade. O fim do mundo com um cara tão bonito não poderia ser tão ruim, poderia?

Até então, Cassie achava que permanecer sozinha era a chave para continuar viva, mas existe algo em Evan que a conforta. Ele também foi vítima dos Outros, perdeu sua família e namorada. Agora ela precisa manter a promessa feita ao irmão e irá voltar para buscá-lo, mesmo sabendo que ele pode estar morto. Enquanto se recupera dos ferimentos, Cassie percebe uma série de coisas estranhas em Evan: O que ele faz quando sai toda noite? Por que ele a resgatou? Por que suas mãos são tão macias, já que ele vive em uma fazenda?

Cassie tenta manter a sanidade em um mundo dominado pelo caos. A 5ª Onda é um livro sobre perdas e escolhas, entre a vida e a morte. Uma história nada clichê, com uma trama surpreendente.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s